Mensagem aos Participantes

10 ANOS DE JOPA – VENHA COMEMORAR CONOSCO!!

Nos dias 30 de novembro e 1 de dezembro realizar-se-á a VI Jornada Paulista de Cirurgia de Cabeça e Pescoço, em São Paulo, na Associação Paulista de Medicina. A I JOPA foi em 2008. Contamos com sua presença neste ano de 2018. Como habitual, os temas cirúrgicos serão privilegiados. Este ano discutiremos mais profundamente as técnicas de cirurgia minimamente invasivas especialmente as trans-orais. Esta é uma via de acesso que vem sendo cada vez mais utilizada e, precisamos discutir o real beneficio desta via. Para isto traremos especialistas norte-americanos e europeus com experiência nesta técnica enfocando todos os aspectos envolvidos – estéticos, éticos, anatômicos, etc – bem como os detalhes técnicos e de equipamentos envolvidos nestas cirurgias. Além disso, focando a realidade do nosso país, vamos esmiuçar as técnicas de reconstrução não microcirúrgica em CCP, além das doenças benignas em CCP que tem sido cada vez menos operadas, devido ao desmantelamento que o SUS sofreu nestes últimos anos e, que não tem o apelo das neoplasias malignas porém, também são muito importantes em nossa especialidade. Vamos enfatizar e procurar estabelecer alguns critérios para o tratamento personalizado de algumas doenças em CCP. Assim discutiremos alguns protocolos de tratamento e a importância de, em determinados casos, personalizá-los. O que há de atual na observação ativa no microcarcinoma papilífero da tireoide? E a desintensificação do tratamento nos tumores HPV relacionados – já há evidências para isto?

Nos dias que antecedem a JOPA teremos cursos hands-on de Tireoidectomia Trans-oral, Cirurgia Trans-oral com laser, Curso para o jovem cirurgião de cabeça e pescoço além da prova de titulo de especialista feita pela SBCCP.

Por fim, teremos uma mesa da Federación Latinoamericana de Sociedades de Cirugía de Cabeza y Cuello, discutindo reconstrução, e que vem dentro do escopo de nossa Sociedade de cada vez mais integrar os serviços latino-americanos.

Programe-se! Participe! Visite São Paulo e atualize-se, participando ativamente da JOPA 2018.

Estamos lhe esperando de braços abertos. Contamos com sua efetiva participação. Até lá!

Antonio José Gonçalves & Luís Paulo Kowalski